12 de março de 2013

Série: O guia do Mochileiro das Galáxias - Resenha Crítica

Bom, estou aqui mais uma vez com o segundo livro da série dos 6 melhores livros que já li até hoje, dessa vez vou falar de uma das séries mais renomadas de ficção já criadas, O guia do mochileiro das galáxias.

O livro de Douglas Adams fascinou e ainda fascina jovens e adultos pelo mundo todo, apesar de ter sido escrito bem antigamente, ele ainda é muito moderno e, depois de ler um pouco, MUITO engraçado.

Titulo: Série: O Guia do Mochileiro das Galáxias
  • Livro 1 - O Guia do mochileiro das Galáxias
  • Livro 2 - O Restaurante no Fim do Universo
  • Livro 3 - A vida, o universo e tudo mais
  • Livro 4 - Até mais, e obrigado pelos peixes!
  • Livro 5 - Praticamente inofensiva





Autor: Douglas Adams

Editora: Arqueiro

Numero de paginas: Por volta de 220 cada

Avaliação do conteúdo: 4/5
                       Capa: 3/5
                       Diagramação: 5/5


RESENHA:

Arthur Dent tem sua casa e seu planeta (sim, a Terra) destruídos em um mesmo dia, e parte pela galáxia com seu amigo Ford, que acaba de revelar que na verdade nasceu em um pequeno planeta perto de Betelgeuse.

Considerado um dos maiores clássicos da literatura de ficção científica, este livro vem encantando gerações de leitores ao redor do mundo com seu humor afiado. Este é o primeiro título da famosa série escrita por Douglas Adams, que conta as aventuras espaciais do inglês Arthur Dent e de seu amigo Ford Prefect. A dupla escapa da destruição da Terra pegando carona numa nave alienígena, graças aos conhecimentos de Prefect, um E.T. que vivia disfarçado de ator desempregado enquanto fazia pesquisa de campo para a nova edição do Guia do Mochileiro das Galáxias, o melhor guia de viagens interplanetário. Mestre da sátira, Douglas Adams cria personagens inesquecíveis e situações mirabolantes para debochar da burocracia, dos políticos, da "alta cultura" e de diversas instituições atuais. Seu livro, que trata em última instância da busca do sentido da vida, não só diverte como também faz pensar.


CRÍTICA:

O guia do mochileiro das galáxias não é só um livro, mas também virou um filme em meados dos anos 2006 ou 2005, mas na verdade o livro e a história em si são muito mais antigos. Eles remontam a 1979, quando o primeiro livro da série começou a ser escrito pelo autor, e foi até 1992, alguns anos antes da morte do autor em 2001.

O livro é uma mistura de comédia com filosofia, já que o autor em muitas partes do mesmo se refere ao guia como se fosse o repositório padrão de conhecimento de todo o universo, tendo toda uma história por trás disso, inclusive existem alguns capítulos que são inteiramente dedicados aos "verbetes" que foram extraídos diretamente do guia, um dos exemplos é quando é falado sobre os Vogons, que são uma espécie de alienígenas extremamente chatos e burocráticos e, além desta, há muitas outras explicações, inclusive sobre o guia em si e sua história. Mas essas explicações não são chatas e massantes, na verdade, são exatamente o contrário, alegres e divertidas, pois de algum modo o autor conseguia pensar nas mais estranhas analogias para explicar coisas que por si só não faziam sentido.
Os Jatravartids são habitantes do planeta Viltvodle VI. Eles são conhecidos por acreditarem que o Universo inteiro escorreu do nariz de um ser chamado Grande Resfriado Verde. Eles vivem sob o medo perpétuo do tempo que chamam de Vinda do Grande Lenço Branco, que são pequenas criaturas azuis com mais de cinqüenta braços cada, o que os torna um povo singular, por ter sido o único na história a inventar o desodorante aerossol antes da roda.

Esta e muitas outras explicações do guia aparecem durante os mais variados trechos do livro, apesar de não fazerem o menor sentido, elas são engraçadas e incoerentes, porém muitas delas tem um cunho filosófico que pode ser percebido se você prestar muita atenção.

A leitura do livro, não vou mentir, é um pouco chata em algumas partes, porém ao chegar em alguma crônica sem noção parece que você ganha novamente aquela avidez para terminar o livro e ir para o próximo. Um ponto peculiar na leitura é que ela aborda diversos assuntos ao mesmo tempo, como se quem o escreveu fosse hiperativo, pois os trechos começam a se desenvolver e pouco tempo depois você já se percebe lendo sobre 5 ou 6 assuntos diferentes, todos explicados pelo mesmo personagem na mesma fala, a sensação é de estar conversando com uma pessoa frenética que não para de falar, mas é muito engraçado.

Este livro vai arrancar risadas de todos os que o lerem, não importando como e quando, isto é fato!

Apesar de a história não possuir muito cunho literário (e nem muito da história propriamente dita) ele ainda sim é um clássico da literatura de ficção e todos aqueles que gostam deste tipo de história devem obrigatoriamente lê-lo, muitas das coisas que vemos hoje pela internet, na verdade, vem deste livro, como podemos citar o exemplo do número 42, se você ler apenas o primeiro livro da série já conhecerá a história bizarra e engraçada por trás deste número misterioso.

Uma coisa legal também de se falar, é que o livro, por ser antigo e ter milhões de fãs, possui uma enciclopédia por si só, como se fosse o próprio guia na vida real, e ela é mantida por vários membros e fãs que determinadamente adicionam novos verbetes a cada dia para a enciclopédia galáctica de todo o conhecimento!

Você pode acessá-la aqui.

Isso é só uma parte do que eu tenho para falar deste livro que cativou e ainda vai cativar muitas mentes ao longo dos anos!

Até mais ;D
Lucas.



6 comentários :

  1. Nossa! Parece ser muito bom hein ^^
    Gostei do post!

    Ah! Flor, eu estou voltando com meu blog e com o vlog...
    depois da uma passadinha la no blog, tem vídeo novo e sorteio.

    www.ela-sabe.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol quanto tempo!!!

    Saudades!

    Adorei o post...mas quem é Lucas?

    Tem post fresquinho no blog: aposto que vai gostar! DIY inpirado no óculos barroco de pérolas Chanel.

    Bjs,

    Ma

    www.2fashionstyle.com.br

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dos livros, só o terceiro que me deixou meio desanimada... Achei muita enrolação... Mas tirando isso eles sao ótimos!

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dos livros, só o terceiro que me deixou meio desanimada... Achei muita enrolação... Mas tirando isso eles sao ótimos!

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente quando comecei a ler pensei que não fosse gostar. Mas acabou sendo dos livros que mais gostei, não me decepcionou ;)

    Beijos
    Jhosy

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!