28 de outubro de 2013

Tipo Destino - Resenha Crítica

Olá leitores, como estão?

Venho aqui com mais uma resenha para vocês, feita por uma amiga minha da facul, a Mariana, que me ajudou pra caramba quando estava atolada de livros! Este livro foi um lançamento do mês de agosto (eu super atrasada) da Editora Novo Conceito! Espero que gostem rs



Titulo: Tipo Destino

Autor: Susane Colasanti

Editora: Novo Conceito

Número de páginas: 288

Avaliação do conteúdo: 2.5/5
                       Capa: 4.5/5
                       Diagramação: 5/5

Onde encontro? aqui, por R$23,90





O livro conta a história de duas melhores amigas, chamadas Lani e Erin, que possuem poucas coisas em comum. Enquanto a Lani é uma garota tranquila e instrospectiva, que gosta de ficar em casa, Erin, por outro lado, é totalmente extrovertida, ousada e, que curti uma balada. Apesar das diferenças, as duas amigas são fascinadas pelo assunto Destino. Erin começa a namorar Jason, e a Lani ao conhecê-lo, sentiu uma grande atração. Jason, aos poucos começa a conversar com Lani, e ela descobre que ambos possuem vários pontos em comum, porém sabia que ele estava fora de cogitação e decidiu ignorar seus sentimentos. Quer dizer… ignorar até o momento que a Erin decidi viajar para um acampamento de verão.
           
É a primeira vez que leio algum livro da Susane Colasanti e, apesar do título, no meu ponto de vista, parecer bobinho, a capa me chamou atenção, e eu queria saber como que se desenrolaria o enredo, de uma garota gostar do namorado da melhor amiga, sem ficar com peso na consciência. O livro não me cativou muito, como pôde-se perceber pela nota baixa. O fato da Lani ser tão obcecada e acreditar fielmente na Astrologia, me incomodou um pouco. Sempre a procura de saber sobre o futuro, e aprender tudo quanto é técnica pra desvendá-lo.

"Não sou fã do Desconhecido. O Desconhecido pode mudar sua vida inteira em um instante. Ele pode tomar tudo de você e nunca mais devolver. Sua vida pode terminar em um instante, antes que você sequer tenha tempo de saber que está tudo acabado."

Bom, agora vamos falar do Jason, a causa de todo o rebuliço do enredo. Apesar de ser um garoto inteligente, divertido, me deixou com o pé atrás, afinal, mesmo gostando da Lani, ainda assim, continuou namorando a Erin, por quem não se identificava nem um pouco… Com o tempo Lani e Jason não conseguem mais negar a atração entre si. Achei a relação entre os dois muito fofa.        

O enredo também foca bastante na questão da amizade entre as duas amigas, que não me convenceu… As duas são ligadas através de um acidente que ocorreu com elas, e a Lani senti um grande débito a Erin, por ter salvo sua vida. Chega em um momento na história, que Erin tira proveito da situação ocorrido no passado, de uma maneira egoísta, como forma de argumento e vingança. Consegui enxergar uma amizade muito melhor entre a Lani e o Blake, o amigo gay, que esconde a sexualidade de seu próprio pai e sonha em ir logo pra faculdade, pra deixar de viver na repressão.

Ao decorrer da história, os personagens não me chamaram atenção, não consegui perceber algum tipo de amadurecimento neles. O enredo não teve um clima que me deixou com vontade de ler mais. É um livro bem adolescente, clichê e, na minha opinião, previsível. Talvez, se eu tivesse lido quando fosse bem mais nova, iria aproveitar mais. Apesar de tudo, é uma leitura rápida e despretensiosa. 

Beijos,
Mariana/Caroline. 

11 comentários :

  1. Vixi se não te agradou imagina eu que não tenho o hábito de ler....
    acho que não iria rolar =/
    que pena que não gostou

    -Resenha nova no blog hoje veja lá =)

    Beijoss *-*

    ==> Blog Resenhas da Pâm

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma baita curiosidade para ler esse livro, com certeza a primeira oportunidade que eu tiver o farei, mas acho que minha reação será parecida com a sua rs
    bjs
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quando vi o livro não me agradou o tema. Ótima resenha, pelo visto não ia gostar mesmo.

    Bjos,

    Mony
    Um blog sobre esmaltes

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post

    beijinhos

    http://www.starfashionmakeup.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não curto muito livros meio adolescentes. E que tem uma leitura cliché.
    Pensei que esse livro tivesse uma história bem marcante, mas pelo que vi na resenha não é assim que funciona.
    Mas pra quem gosta é uma boa dica.
    Bjokas

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  6. Olá, eu tomei a liberdade de te indicar para uma tag lá no meu blog, espero poder conferir sua indicação. Desculpa deixar esse recado aqui + sua pagina de contatos não esta funcionando! (pode deletar o recado)
    bjos

    segue link da tag
    http://reliquiasaline.blogspot.com.br/2013/10/tag-incentivo-leitura.html

    ResponderExcluir
  7. Ai, é horrível quando isso acontece. O enredo não nos ganha, não dá para insistir. :(
    Uma pena que esse livro seja tão chatinho nesse ponto. ;/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  8. Não me interessei muito pelo livro,mas... ah o link do formulário agora está lá!

    http://blogdagi1.blogspot.com.br/2013/10/2-sorteio-em-parceria-com-papel-e-parede.html

    Beijos

    blogdagi1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Aí é mt chato quando o livro é previsível :(
    Bjs!!

    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  10. Que pena que você não gostou tanto. Eu estou com muita vontade de ler, ams agora vai para o final da fila.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, terminei de ler esse livro ontem e posso dizer eu gostei bastante, se o destino existe, a astrologia existe porque não acreditar neles. No começo achei a Lani muito insegura com o rumo da vida , era obvio desde o inicio que Jason não queria a Erin, ok el errou com o inicio do namoro , mas quem nunca errou? A Lani tem essa divida com a Erin e por isso se vê presa nisso o que foi o pior dos erros dela, afinal já tinha passado o verão todo com o cara qual era o problema agora? mMas achei a abordagem da autora com o bulling muito boa e intensa para mim o livro pecou em alguns aspectos , mas se salvou no final. Dei 4 estrelas .

    Beijinhos da Leeh
    http://maetoescrevendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!