14 de março de 2014

Garota, Interrompida - Resenha

Bom dia leitores, como estão?

Sempre que eu entrava em uma livraria, ficava morrendo de amores por "Garota, Interrompida", não só por ter ficado curiosa com a sinopse, mas também pelo fato da capa ser incrível (é linda, cheia de detalhes, não se baseiem por essa imagem abaixo!). Quando fiz uma compra de livros pela internet, em janeiro, resolvi comprá-lo de vez e hoje estou aqui para resenhá-lo. Este também foi um livro que terminei de ler no começo de fevereiro mas demorei muito para escrever a respeito, pois ele tem algo de especial e não sabia por onde começar. Enfim, confiram abaixo:






Título: Garota, Interrompida

Autor: Susanna Kaysen
 

Editora: Única

Número de Páginas: 190


ISBN: 
9788573128628


Onde encontro? aqui, por R$25,40
                                                          






Susanna Kaysen, a autora do livro, também é a protagonista, ou seja, esta é uma história auto biográfica. Mas calma lá, não é uma biografia daquelas que estamos acostumados a ler, que sempre parecem ser chatas, cansativas e um tanto narcisistas...então não se assustem! Garota, Interrompida se passa em 1967, em uma época onde tudo o que não correspondesse as normas de comportamento da sociedade era condenado. Por exemplo, se a garota era depressiva, revolucionária e tivesse um caso com seu professor de inglês, ela já era dita como louca e foi exatamente isso o que acontecera com Susanna quando era jovem.

Diagnosticada com uma "personalidade limítrofe", após ter tentado se matar tomando várias aspirinas, a garota foi internada "voluntariamente" no hospital psiquiátrico McLean, em uma parte só para meninas jovens. É claramente notável a ignorância das pessoas da época, que faziam taos julgamentos, pois dentre todas as garotas que Susanna conhecera, ela era de longe a mais sã. 

Muitas dessas garotas não obtinham melhora dentro daquele ambiente... Era difícil uma sair de lá totalmente "curada". Então já dá pra ter uma ideia das coisas que aconteciam lá, pra lá de loucas e bem divertidas, todas relatadas pela Susanna no livro. Por isso, me envolvi muito com a história de cada uma delas e ficava muito torcendo por um final feliz para todas. Depois de 2 anos dentro do hospital psiquiátrico, ela finalmente teve alta. Foi uma fase muito marcante na vida de Susanna e, esse período faz uma ótima menção ao título. Você já pensou como seria ter uma vida interrompida?

A história é narrada em primeira pessoa, pela Susanna, e possui capítulos bem curtos, o que facilita o andamento da leitura. A diagramação é impecável, acho que não vi nenhum erro de português. E a capa, como falei lá em cima... aiai.

Este livro ganhou uma adaptação cinematográfica, onde teve participação da Angelina Jolie no início da carreira, Brittany Murphy, entre outras atrizes famosas. Vou falar mais dele em outro post, então aguardem rs

Separei o meu quote favorito do livro para vocês:

"As pessoas me perguntam: como você foi parar lá? O que querem saber, na verdade, é se existe alguma possibilidade de também acabarem lá."

Bom, gostaria de saber se já leram o livro, assistiram ao filme ou, se ainda desconheciam da história, se vocês tem vontade de conhecer. Contem-me tudo nos comentários!

Beijos,
Caroline.

28 comentários :

  1. Oie,
    confesso que tenho o livro em ebook, mas ainda não tive coragem de ler. Ele esta bem conhecido e tem o filme na netflix, mas sempre deixo para depois.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Carol, já li muitos comentários sobre o livro, mas ainda não tive muita curiosidade de ler. Não sabia que tinha um filme, fiquei mais curiosa agora, vou procurar para assistir.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Já li o livro e gostei bastante. Em determinadas partes o livro me causou um choque enorme. Quanto ao filme ainda não assisti, não tenho muita curiosidade em relação a ele não.
    Gostei muito do quote que você separou, ilustra muito daquilo que o livro tem a dizer.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Acho que se eu vivesse nessa época iam me chamar de louca também hahahaha
    Morro de vontade de ler o livro *O*
    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carol!
    A sua é a primeira resenha que leio desse livro, vi a sinopse há um tempo atrás, mas ele não me chamou atenção. Acho que não é muito meu estilo de leitura, mas se tiver oportunidade vou dar uma chance para a leitura. :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
  6. Oie Carol =)

    Eu já li algumas resenhas desse livro, assim como já ouvi falar do filme. Não é muito meu estilo de leitura, em especial nesse momento que estou dando prioridade para livros mais "leves" por assim dizer. Parece ser uma narrativa bem interessante, em especial pelo fato da autora ter usado sua experiencia pessoal para compor a história.

    É uma boa dia de leitura. Talvez eu leia se tiver oportunidade =)

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Já tinha ouvido falar desse livro bem por alto
    Mas não sabia que se tratava de uma história rela

    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii!
    Já ouvi falar muito desse livro, mas acredita que não sabia que ele era tão fino assim? Hehe
    Adorei a resenha
    Beijos
    Jéssica
    http://www.bestherapy.net/

    ResponderExcluir
  9. Quero muito ler esse livro, ele parece tããão < 3 *---*
    E ainda não vi o filme...
    beijos
    http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Caroline,
    eu assisti o filme, mas não li o livro.
    Big Beijos
    Blog Lulu on the sky

    ResponderExcluir
  11. Linda sua resenha, adorei, de verdade, Flor!
    A história por ser uma biografia, torna tudo mais pesado nessa história. Não foi algo inventado, não foi uma garota de fantasia que tentou se matar e depois foi internada, não, foi ela. E se você parar pra olhar bem, a vida dela teve A reviravolta, escreveu um livro sobre o que aconteceu com ela, quantos tratamentos ela deve ter feito, até poder sair e levar uma vida normal?
    Quero muito ler essa história e me encantar e chocar ao mesmo tempo, teve ser uma vivência linda de se ler!

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  12. Não li, mas vai pra minha listinha, diferente de tudo que já li, parece ser bom. Gostei da resenha Carol.♥

    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Carolina!

    Não conhecia o livro e nem o filme. Parece ser um história fantástica e emocionante, fiquei com vontade de ler, mas minha condição financeira não permite hahaha (e não leio livros em pdf, me dar dor de cabeça ficar muito tempo em frente a uma tela), mas vou dar um jeito de assistir o filme. Adorei a resenha e parabéns pela leitura.

    Abraços,
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li o livro e nem vi o filme, mas tenho curiosidade, sem contar que ele tem uma temática maravilhosa.
    Só não gosto da capa, acho feia =/.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Aah,não li o livro ainda,assisti só o filme com a Angelina :) Lindaa,te seguindo. Segue de volta?? Mil Beijos

    http://blogmuitolinda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Carol! Fiquei interessada na história, não sou muito fã de biografias, mas li uma que tive a sensação de estar lendo um livro de romance, e este livro pelo jeito, mesmo sendo real, parece ser escrito como uma drama bem intenso. Adorei a dica e espero ler em breve
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  17. Não li o livro e nem vi o filme ainda, mas confesso que fiquei curiosa para ler depois da sua resenha >.<
    e vou tentar assistir o filme tbm, to curiosa com a história!

    Beijos!

    http://bettinablanco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Caroline.
    Na verdade não consigo ter interesse nessa história, nem o filme eu assisti. O enredo dela não me atrai, não é uma leitura que eu faria no momento.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  19. Já li muitos elogios à esse livro e soube do filme também, ainda não pude apreciar nenhuma das duas obras, mas a estória é interessantíssima, só me parece um pouco pesada a leitura, deixo para depois ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nunca tinha ouvido falar do livro,mas me apaixonei pela história,vou ver se acho aqui por perto.Se não,só na cidade,mas vale a pena... :)
    vidadequeen.blogspot.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. O filme parece ser um pouquinho diferente ou é igual??
    Eu vi pela única mas não consegui pedir ou comprar, mas pela sua resenha até veio um certo interesse, ja que voce falou que a biografia não é chata e a Susanna não é uma garota qualquer, deve ter sido barra :x
    POR FAVOR, Carol, coloque a tag arco iris literario no seu blog,espero que se divirta e quero ver suas escolhas :3
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Caroline!
    Sou louca para ler esse livro! Também não assisti o filme, vou aguardar sua resenha dele.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  23. Já vi algumas resenhas positivas sobre o livro, mas acabei não me interessando muito. Não é um gênero que eu goste, mas adorei a sua resenha.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  24. Na verdade é a primeira vez que vejo esse livro, e vou procurar pra ler.
    Além de ter ficado curiosa pra ver a capa pessoalmente!
    Não consigo nem pensar como seria ter minha vida interrompida, seja qual for a maneira. Chega dar uma dor no coração. Beijos e parabéns pela postagem e pelo blog.

    http://meigamentesexy.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Nunca li o livro, muito menos assisti o filme.
    Gosto quando a personagem principal é marcante, e me pareceu pela sua resenha que o livro é realmente bom.
    Vou anotar a dica. :)
    Caixinha de Correios #39.
    Confere lá!
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Carol!

    Nossa, não sabia que esse era o significado do "interrompida" presente no título. Agora fiquei realmente curiosa, vou colocar esse livro na minha listinha.

    Beijão,

    Natalia Leal
    Páginas Encantadas
    http://www.paginas-encantadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Nossa, eu não imaginaria que a capa era bonita e tinha detalhes não, ela parece ser tão sem graça pela foto! A história parece mesmo ser boa, mas não me chama muito a atenção.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!