23 de novembro de 2014

Proibido - Resenha

Olá leitores, como estão?

Há mais ou menos um mês (se não mais!), publiquei um post falando sobre 12 livros teens pra lá de polêmicos (se você não o leu, pode conferir aqui). Dentre eles, estava o Proibido, livro que traz um relato sobre um relacionamento amoroso entre dois irmãos, o que é considerado, na sociedade em que vivemos, algo inaceitável e proibido. Nunca tinha lido nada a respeito do tema e fiquei super curiosa com a premissa, então fui logo correndo em uma livraria para compra-lo. Para vocês verem a minha empolgação: nem cheguei a pesquisar o preço, apenas fui lá e comprei! rs

Enfim, hoje trago para vocês a resenha deste livro que, cá entre nós, é realmente polêmico! Confiram:







Título: Proibido


Autor: Tabitha Suzuma

Editora: Valentina

Número de Páginas: 304

ISBN: 9788565859363

Onde encontro? aqui, por R$22,71  
              






A história se passa em Londres e posso dizer que é bem atual. Narrado em primeira pessoa, com capítulos alternados, um narrado por Lochan e outro por Maya, os quais são os irmãos protagonistas do livro e também do romance em questão. A diferença de idade entre eles é de apenas treze meses, então eles tem seus 16, 17 anos, sendo Lochie o mais velho. Além deles, ainda tem mais três irmãos: Kit, o adolescente encrenqueiro, Tiffin, um garotinho arteiro, e Willa, a irmãzinha mais nova. E quanto aos pais? Pois é, os pais acabam sendo Lochie e Maya, uma vez que a mãe dos 5 irmãos tem problemas com bebidas, e quase nunca está sóbria e em casa para cuidar deles e o pai se mandou há muito tempo, pois havia se apaixonado por outra mulher e então fora construir uma família com ela.

Então imaginem que tudo, desde acordar as crianças para ir para a escola, preparar as refeições, dar banho, e infinitas tarefas até a hora de colocá-las na cama para dormir fica sob responsabilidade de Lochie e  Maya.  A relação entre os dois irmãos de longe parece uma relação de marido e mulher, tendo que criar seus 3 filhos. Um se preocupa com o outro, ambos dividem tarefas e um dá forçar ao outro para enfrentarem um dia de cada vez. É uma vida complicada a desses irmãos, bem diferente da vida de uma família bem estruturada, como a de seus colegas da escola.

Lochie é um garoto do tipo antissocial. Ele não gosta de ficar com as pessoas na escola, não tem amigos, não abre a boca quando lhe perguntam algo em sala de aula, não apresenta trabalhos na frente de todos os seus colegas, enfim... ele é completamente fechado à tudo ao seu redor, mas apenas quando está fora de casa. Dentro de casa, ele é outra pessoa, nem parece que é o Lochie que sofre por ser antissocial. Por não ter amigos, a sua única e melhor amiga desde sempre é Maya, sua confidente e seu alicerce. Lochie não consegue gostar de nenhuma garota na escola, mesmo sendo super paquerado por elas, por ser bem bonito! A única garota que realmente lhe chama atenção, que é linda e perfeita aos seus olhos é justamente Maya, e quando se dá conta do que realmente sente por ela, fica sem chão, pois tem medo de perdê-la.

"É um sentimento tão grande que eu às vezes acho que vai me engolir. É tão forte que eu sinto que poderia me matar. Que continua a crescer e eu não posso... eu não sei o que fazer para pará-lo. Mas...mas não devemos fazer isso... amar uns aos outros desta forma". 

No começo, Lochan tenta negar seus sentimentos, se afastando e sendo rude com a irmã, mas, inesperadamente, Maya se vê fazendo a revelação de que nenhum garoto é bom o suficiente para ela a não ser Lochie, e é aí que tudo realmente começa, a confusão na cabeça que surge a respeito do futuro dos dois juntos e sobre como esconderão essa relação até então julgada como "proibida" perante a sociedade.


"Nós não fizemos nada de errado! Como pode um amor como este ser chamado de terrível quando não estamos prejudicando ninguém? (...) Como pode algo tão errado nos fazer sentir tão bem?"

A cena em que os dois dão o primeiro beijo é realmente bem intensa. Confesso que fiquei bem chocada, pois não é algo do tipo que se "lê" todos os dias, mas, vamos lá, existe uma série de fatos que levou isso a acontecer e, sinceramente, não os julgo. Quando duas pessoas são muito próximas uma da outra, se dão muito bem e se apoiam sempre, é natural que isso gere conflitos emocionais a respeito do que eles realmente sentem um pelo outro. Vejam bem, isso acontece muito, dois amigos que acabam se dando muito bem e acabam virando namorados depois de um tempo. Aliás, isso aconteceu comigo! Namoro há 3 anos com o garoto que até então era (ainda é, né rs) o meu melhor amigo. Então vejo o relacionamento dos dois dessa forma, ignorando o fato de que são irmãos, mas levando em conta uma situação bem atípica e favorável para o desencadeamento desse sentimento entre eles.

"(...) nunca senti Lochan como um irmão. Nem como um irmão jovem e chato, nem um irmão mandão. Ele e eu sempre fomos iguais. Nós temos sido melhores amigos desde que éramos crianças. Nós compartilhamos um vínculo bem mais estreito do que amizade durante toda nossa vida. Juntos, nós ficamos com Kit, Tiffin e Willa. Juntos, nós choramos a dor do outro. Cada um de nós já viu o outro em seu momento mais vulnerável. Nós compartilhamos um amor inexplicável para o mundo exterior. Estivemos lá, um para o outro, como amigos, como parceiros. Nós sempre amamos um amo outro, e agora nós queremos amar um ao outro na forma física também."

O final é arrebatador. Não posso dizer se foi bom ou ruim, mas afirmo que é bem condizente com a realidade e que me fez repugnar o ser humano em seu lado de julgar as pessoas sem antes entender a situação. É um livro que traz uma série de reflexões em um cenário um tanto quanto conturbado mas que ao mesmo tempo é belo, rico em detalhes. Vale a leitura para todas as pessoas, principalmente para aquelas que tem o péssimo hábito de julgar tudo e todos... vai que ajuda a se tornar uma pessoa melhor, não é mesmo?


Beijos,
Caroline.

8 comentários :

  1. Adoro histórias que se passam em Londres.
    Amo a capital britânica!
    Beijos <3

    vintageiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sou completamente louca sobre esse livro desde que ouvi falar dele a primeira vez, mais de um ano atrás. Quando descobri que a Valentina ia publicar ele por aqui, dei pulos de alegria. Infelizmente não curti muito a capa, mas né, nem tudo é perfeito. E, mais infelizmente ainda, não consegui comprar o livro até agora! :(

    Adorei a resenha e a forma como tu te posicionou sobre o livro, nem todo mundo tem essa maturidade. Espero poder ler o livro em breve, :)

    bjinhos

    Att.,
    Eduarda Henker
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Admito que este não é o tipo de livro que eu compraria, mas tive de ler sua resenha pra me certificar que continuava não querendo ler, porém, mudei de ideia e agora estou coçando para comprá-lo. Gostei da proposta e da polêmica envolvida, mas gostei mais da curiosidade que a história me despertou.

    Gostei da sua mensagem final, realmente, nos dias de hoje é extremamente normal julgar sem conhecer.

    Beijs. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  4. Estou curiosa com esse livro, vejo a galera falando muito sobre ele.
    bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha e amei o livro, estou louca para ler!

    Estou apaixonada pelo seu blog, acabei de me inscrever hahaha, beijos

    (Escolhas Literárias)

    ResponderExcluir
  6. Olha percebi que tem muitas pessoas falando bem desse livro, mas eu não tive muito interesse até então por conta do assunto. É algo assim meio que preconceituoso da minha parte, mas mesmo assim eu gostei do que você colocou sobre a história. Me pareceu bastante interessante e acho que vou me arriscar a ler para ver se gosto da proposta, até porque sem conhecer não dá pra saber. Mas eu amei tudo que vc disse. Vc escreve muito bem. =] Meus parabens

    Olha estou seguindo o seu blog
    poderia me seguir também? Adorei aqui e espero passar mais vezes
    bjokas



    Se cuida minha linda e fica com Deus
    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Carol!

    Proibido é um livro intenso, com uma carga emocional muito grande, me deixou de ressaca por vários dias! Para mim é dificil falar desse livro, pois eu gostei e muito, mas é tão delicado expressar tudo que senti ao ler. Realmente o que o livro traz é uma mensagem de compreender, de se colocar no lugar do outro. A relação de Lochan e Maya é algo que nem todos vão conseguir aceitar, mas li sem amarras e amei cada detalhe, cada capítulo!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee

    Esse livro foi o que mais amei ter lido esse ano, mostrou o valor que o amor tem e o quanto somos idiotas em julgar as pessoas que se amam seja elas quais forem, eu adorei esse livro e indico a leitura para todos, amei muito a escrita da autora.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir

Críticas são importantes, até mesmo as negativas! Então, não deixe de criticar por aí!